quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tempos Modernos: uma suja visão

- E foi mais ou menos assim que sua mãe morreu depois que você nasceu.
- Uau papai! Eles desenharam tudo?
- Aqui tem revistinhas pra tudo, pudim. Eles só estão contando uma historinha igual a nossa. Mas é, foi assim que ela morreu. Até que desenharam bem... Veja!
- É desenho de tudo que tem no mundo?
- Ha ha ha ha! Que adorável. O mundo tem muitas coisas que são difíceis de colocar numa revistinha.
- Como quê?
- Bem, pra começar os desenhos precisam mostrar a realidade. Você sabe o quê realidade significa, pudim?
- É aquilo que você faz no sofá com aquelas revistas de fotos nos sábados?
- Quase, pode dizer que sim. Você sabe porquê o papai faz aquilo?
- Ahm... uhm... porque você não tem uma nova mamãe?
- Ha ha ha ha! Sim pudim, isso mesmo. Papai não tem ninguém, e ele aceita a realidade. A realidade é dura. Muito dura!
- E isso que você faz é um ritual?
- Pudim! Aonde você ouviu essa palavra?
- Foi na igreja.
- E você sabe o que ela significa?
- É uma palavra feia? Eu não lembro o quê o padre lá falou.
- Não, não querida. Ritual pode significar muitas coisas, você acha que o papai faria alguma coisa feia?
- Não faria. Papai é bom.
- Garota esperta. Só não conte pro padre que o papai faz isso nos sábados combinado? Mesmo que lembre um ritual.
- Por quê?
- Porque é uma surpresa! Padre Cavalcante não pode ficar sabendo dessa surpresa, pode?
- A surpresa é pra ele?
- Pra ele seria uma surpresa.
- Então tá! Não vou contar.
- Muito bem, agora deixa eu te mostrar aquela historinha do pretinho que queria estudar História mas ele foi esfolado vivo pelos seus colegas brancos de classe. Esfolado, essa é uma palavra feia.
- Esfolado... esfolado. É engraçado!
- Hum, sabe que você tem razão?
- Papai?
- Diga.
- Eu posso fazer isso que você faz no sábado também?
- Só o tempo dirá, pudim, só o tempo dirá. Mas não vamos ficar preocupados com isso tá bom?
- Você vai me ensinar?
- Ha ha ha ha! Engraçado, eu esperava que você fosse dizer isso um dia. Ainda bem que disse! Eu irei te ensinar tudo! Iremos praticar juntos!
- Êeeeeba!
- Mas sem contar pro padre Cavalcante!
- Sem contar pro padre Cavalcante!
- Essa é a minha garota!
- Te amo papai.
- Também te amo pudim, eu também te amo.

3 comentários:

Camila A. disse...

Nossa!
Que terrível
.

ISA disse...

Eu tou chocada e maravilhada com este conto. É tão... tão Alice!!!

E gostei do nome dela... PU-DIM.

Tia Duna disse...

Esse me deixou paralizada.